segunda-feira, 6 de junho de 2016

Pasteis de Nata

Estando fora do nosso país, as saudades apertam, e os desejos de comer um docinho português também, então tenho feito cá por casa os nossos deliciosos bolos. Esta semana foi vez de fazer Pastéis de Nata. Desde que entrei para o Grupo O Cantinho do Sr Jorge que isto cá em casa tem sido só coisas boas a sair do forno :)

Já tinha feito outras vezes, mas nunca me fiavam parecidos aos portugueses, mas esta receita não falha, ficam deliciosos. Experimentem e comprovem :)




Ingredientes:

- 2 placas de massa folhada retangulares
- 400 gr açúcar
- 200 ml Água
- Casca de meio limão
- 1 pau de canela
- 100 ml água
- 60 gr farinha
- 60 gr maisena
- 500 ml leite
- 6 gemas
- 1 ovo



Preparação:

- Leve ao lume os 400gr de açúcar com os 200 ml água, deixe ferver, retire do lume e junte a casca de limão e o pau de canela. Reserve.

- Numa tigela coloque 60 gr farinha e 60 gr maisena, junte 100 ml água e mexa bem com a vara de arames para não ficar grumos.

- Leve ao lume o leite e deixe ferver. Junte o leite em fio as farinhas sem parar de mexer para não ficar grumos. Se ficar grumos desfazer com a varinha magica.

- Juntar a calda aos poucos e mexendo sempre. Por fim junte as gemas e o ovo e mexa bem. Deixe arrefecer.

- Enquanto arrefece prepare a massa folhada nas formas.

- Desenrole uma massa folhada, pincele com um pouco de água e coloque a outra placa por cima. Enrole num cilindro pressionando bem para ficar bem enrolado. Unte as formas de alumínio, corte o cilindro, na altura da forma, aproximadamente 2 cm e coloque de pé nas formas ( ver foto ), depois vá pressionando com os dedos molhados contra a parede da forma a partir do centro.

- Encha as formas e leve ao forno pré-aquecido a 250 °C até ficarem douradinhas, aproximadamente 15 minutos.

- Retire do forno, deixe baixar e retire da formas, coloque sobre uma grelha até arrefecerem.










Espero que gostem.

Até próxima receita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário