segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pizza de Atum e Batata Doce - Desafio Açoriano

Há algum tempo atras fiz umas trocas na minha página do Facebook, fiz uma troca com 7 meninas onde uma das trocas foi feita com a Marília que viva nos açores. Recebi uns deliciosos produtos açorianos, nunca tinha comido produtos açorianos, adorei.

Depois ela convidou me a participar no desafio açoriano do blogue Cozinha sem segredos, só que havia um senão, o produto era escolhido pela dona do blogue, e eu só tinha 2 produtos, mas por sorte foi me atribuído um produto que a Marília me tinha oferecido, fiquei contente e pus logo mãos na massa. Fiz uma coisa bem simples, pois queria apreciar bem o sabor do produto em questão.

Então para participar no desafio Açoriano do blogue Cozinha sem segredos foi me atribuído Conserva de Atum, e eu tinha Filete de Atum com Batata Doce, e fiz uma pizza.



Ingredientes:

Massa:

- 250gr Farinha
- 6 gr Fermento Fresco
- 1 colher café sal fino
- 1 colher sobremesa de azeite
- 200 ml água

Recheio:

- Molho tomate q.b
- Filete de Atum com Batata Doce
- Queijo ralado q.b



Preparação:

- Dissolva o fermento num pouco e água ( retirada os 200ml).

- No copo da batedeira junte todos os ingredientes e amasse até ficar tudo bem envolvido. Deixe levedar até duplicar de volume.

- Divida a massa em duas bolas e estique com as mãos até formar um circulo.

- Barre a base com um pouco e molho e tomate e cubra com a batata doce e os filetes de atum, eu desfiz um pouco com a mão, coloque queijo ralado a gosto e leve ao forno a 180°C durante 14 a 20 minutos.



Ficou uma pizza bastante saborosa e eu que nunca tinha provado batata doce gostei muito.

Obrigada Marília pelos produtos Açorianos e por me falares neste desafio. Obrigado Cozinha sem segredos por este desafio fantástico.


* A receita da massa de pizza foi adaptada desta receita Aqui.


Espero que gostem,
Até ao proximo post.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Rubrica "Á mesa com..." #13

Depois de algumas semanas sem rubrica, volto hoje com a 13° rubrica e logo dia 13 e uma sexta feira :). Desculpem a ausencia, mas o pc primeiro nao queria funcionar, depois o filhote adoeceu e não consegui vir aqui, ia somente quando podia ao Facebook pelo telemóvel.

Para rubrica de hoje trago vos um blogue muito bom, eu gosto muito e adorei fazer a receita que vos apresento hoje :)




A Rosa do blogue Le Bonheur de la Cuisine, tem umas mãos de fada, e receitas muito boas, passem por la e comprovem. Vamos conhece-la um pouco mais.





Nome: Rosa Gomes
Nome do Blogue: Le bonheur de la cuisine
Como surgiu o blogue na tua vida?
O blogue surgiu porque gosto muito de cozinhar e também porque alguém sugeriu k o fizesse para divulgar as minhas receitas

Quantos anos tem o blogue? 5 anos tem o blogue. 

De que maneira ele mudou a tua vida?
Mudou a minha vida em questão de aumentar o interesse em cozinhar e procurar novas receitas e tentar melhorar a apresentação dos pratos também pelas fotos a tirar e mudou também a maneira de ver a cozinha.

Tens alguma pagina nas redes sociais?
Facebook 

Qual o prato favorito?
Prato favorito é polvo a lagareiro.
Qual o prato que detestas?
Fígado de cebolada.

Preferes cozinhar doces ou salgados?
Salgados

Tens algum alimento que não comes nem por nada? Fígado, nabo e pepino.

Tens alguma comida que dizes não gostares porem nunca experimentaste?
Digo que não gosto de lentilhas mas nunca comi.

Tens algum site ou blogue que te inspire a cozinhar? O blogue da Luísa Alexandra, o canal do YouTube do Necas de Valadares e o canal YouTube Fê Gourmet. 

Qual o alimento que detestas?
Fígado nabo e pepino.

Qual o alimento que adoras? Polvo

Preferes um doce ou um salgado?
Salgado

Qual o prato que mais prazer lhe deu a cozinhar? Pernas de frango com molho de leitão 

Que receita gostavas que eu fizesse do teu blogue? Doce ou salgada? Uma receita salgada à escolha.

--------------


Escolhi esta receita, pois chamou me atenção o molho que leva, pois normalmente costumo ver este molho mais em pratos de carne, mas devo dizer que amei. Não tinha camarão nem ananas, mas numa proxima tenho de fazer com estes ingredientes pois deve ficar ainda mais saboroso :)



Filetes de Pescada ao Alhinho com Natas





Ingredientes:


- 4 de filetes de pescada
- 1 lata de cogumelos
- 200g de Natas
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Leite q.b.
- Óleo para fritar
- Farinha q.b.
- 20g de manteiga
- 2 dentes de alho picados



Preparação:

- Tempere os filetes de pescada com sal, pimenta e leite.

- Deixe de tempero durante 30 minutos.

- Passe os filetes por farinha e frite-os em óleo quente.

- Depois de fritos, coloque num prato com papel absorvente e quando estiverem escorridos, coloque-os numa travessa.

- Numa frigideira, leve ao lume a manteiga e os alhos, deixe aquecer.

- Depois de bem quente, junte os cogumelos e deixe fritar, junte as natas e deixe apurar.

- Tempere com um pouco de sal e pimenta.

- Acompanhei com Massa Esparguete.



Rosa adorei, nunca tinha comido filetes desta forma e gostei bastante, para repetir cá em casa. Obrigada pela entrevista.


Espero que gostem.
Até ao proximo post.

domingo, 1 de maio de 2016

Palvolva Dia da Mãe

Aqui onde vivo só se celebra o dia da mãe no próximo Domingo. Mas para participar no desafio do grupo Dia Um... Na Cozinha fiz esta deliciosa pavlova para celebrar o dia. Já não é a primeira vez que faço pavlova, mas nunca me fica inteira, tem tendência sempre a rachar, mas fica igualmente uma delicia :)



Ingredientes:

- 6 claras
- 18 colheres de açúcar 
- 2 colheres sobremesa de vinagre
- 4 colheres sobremesa maizena
- 2 colheres sobremesa aroma baunilha



Cobertura:

- 500ml natas
- Açúcar a gosto
- Frutos vermelhos ( framboesas e mirtilos)
- Flores de hóstia 



Preparação:

- Ligue o forno a 150 graus. 

- Bata as claras em castelo, quando estiverem bem batidas vá adicionando o açúcar aos poucos até formar picos resistentes. 

- Por fim junte o vinagre, maizena, corante em pó e aroma baunilha e envolva bem. 

- Coloque o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e de o formato desejado. 

- Leve ao forno por 1 hora, desligue o forno e deixe arrefecer dentro sem abrir a porta. 



Cobertura:

- Bata as natas com o açúcar. 

- Coloque as natas com cuidado sobre a pavlova. 

- Decore com frutos vermelhos e flores de hóstia Dr. Oetker. 



Podem comprar os produtos Dr.Oetker AQUI.

E com esta receita participo no desafio de Dia Um... Na Cozinha. 

Um feliz dia da Mãe para todas as mamãs do mundo ❤️. 

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Mousse de Maracujá em camadas

Desde que conheci a marca Dulcis que tenho usado muito os produtos deles, são práticos e uma delicia. Super fácies de usar e em pouco tempo temos uma sobremesa feita e pronta a comer.

Só compro produtos deles quando vou a Portugal, porque os portes para aqui ficam super caros, então aproveito quando vou de férias e trago uma carrada de produtos Dulcis, uma das novidades da ultima vez que fui a Portugal eram as mousses, trouxe algumas para experimentar, e hoje foi dia de experimentar a de maracujá, adoro maracujás e adorei a mousse. Adorei quando abri o produto e vi as pevides do maracujá, deu para comprovar que são produtos naturais e não artificiais, apesar de não gostar de nada com pevides, passei por um coador para as retirar. Mas é sempre bom saber que são produtos naturais.



Ingredientes:

- 200g preparado Mousse Maracujá
- 500 ml de Natas
- Bolachas trituradas q.b



Preparação:

- Triture as bolachas e reserve.

- Bata as natas com o preparado de Mousse Maracujá até as natas ficarem bem presas. ( aconselham a usar natas vegetais, mas aqui não encontro então usei normais).

- Numa taça coloque uma camada de bolacha e outra de mousse, e vá colocando assim em camadas, bolacha e mousse, terminando com uma camada de mousse.

- Decore a gosto, eu polvilhei com bolacha triturada e mousse.





Podem comprar produtos Dulcis Aqui.

Espero que gostem desta sugestão.

Até a próxima receita.

Sejam Felizes.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Lasanha de Beringela

Muitos já sabem, mas para quem não sabe, sou administradora de um Grupo no facebook com o nome CANTINHO DAS COZINHEIRAS, criei este grupo já alguns anos, quando comecei a cozinhar e partilhava la as receitas e aceitava as receitas de quem queria la publicar, quando o meu filho nasceu o grupo ficou parado, mas não sou mulher de estar parada então agarrei nele e quero torna-lo interativo, então comecei um desafio e parece que está a ser bem sucedido :)

O desafio consiste em todos os meses ser sorteado um blogue e todos nos fazermos uma receita desse blog, ajudando assim a divulgar os blogues e experimentando novas receitas e sabores :)

Cada dia 1 faz-se o sorteio, depois cada pessoa escolhe uma receita e tem de confecciona-la até dia 25, dia em que têm de colocar no grupo a receita e o link da receita, depois no dia 26 é feito um álbum com todas as receitas com o link para a receita feita e a receita original. Tambem no dia 26 é feito um post onde quem quer participar coloca o link do seu blogue ou página, eu vou dando números e no dia 1 sai então o blogue sorteado por Random.org.




Podem visitar o blogue neste LINK, peçam para entra que terei todo o gosto em aceitar vos :)

Neste mês de Abril o blogue sorteado foi As Receitas da Selene, no qual eu escolhi esta deliciosa Lasanha de Beringela.



Ingredientes:

- 1 Beringela
- 3 peitos de peru pequenos
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- Azeite
- 1 folha de louro
- 400gr polpa de tomate
- Sal
- Pimenta
- Vinho Branco
- Oregãos
- Queijo Mozarella Ralado

Bechamel:

- 1 colher manteiga
- 1 colher de farinha
- 300 ml leite
- Sal, pimenta e noz-moscada Q.B



Preparação:

Molho bechamel:

- Num tacho leve a manteiga e deixe derreter, junte a farinha e mexa sem parar.

- Vá juntando pouco a pouco e mexendo sempre o leite, se necessario juntar mais leite.

- Temperar com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Reserve



Recheio:

- Lave a beringela, corte as pontas e corte fatias finas longitudinalmente.


- Num tabuleiro de ir ao forno, coloque um fio de azeite, disponha a beringela, regue com mais um fio de azeite e polvilhe com orégão. Leve ao forno a 180º por cerca de 30 minutos.

- Pique o peito de perú.


- Pique a cebola e o alho e refogue em azeite com a folha de louro. Junte a carne picada e deixe cozinhar.


- Refresque com um pouco de vinho branco e deixe evaporar o álcool.


- Adicione a polpa de tomate e tempere com sal, pimenta e orégão. Deixe cozinhar mais um pouco até o molho ficar apurado.

-Num tabuleiro, coloque um pouco de molho béchamel, cubra com a beringela, coloque o preparado da carne e vá repetindo, até gastar os ingredientes.


-Termine com o molho béchamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até ficar dourado.



Espero que gostem e venham participar neste desafio mensal. Espero por vocês :)

Croissant Brioche

Desde que vi esta receita no blogue da Suzy Bimbolica que estava desejosa para experimentar. Só que ela usa farinha tipo 65 e aqui na Suíça não encontro. Na páscoa quando a minha tia veio cá pedi lhe que me trouxe se de França e hoje foi dia de experimentar. Ficaram lindos e deliciosos. A repetir :)



Ingredientes:

- 500g de farinha tipo 65
- 20g de fermento de padeiro fresco
- 125g de leite
- 125g de iogurte natural
- 3 colheres de sopa de açúcar 
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 ovos M
- 2 gemas e um pouco de leite para pincelar
- Margarina derretida para pincelar as camadas. 



Preparação:

- Leve ao lume o leite com o açúcar e o fermento e deixe aquecer ate aos 37 graus, mexa até o fermento e o açúcar se dissolver. 

- Coloque na batedeira o leite, a farinha, sal, ovos e iogurte natural. Bata até estar tudo bem ligado e formar uma bola. Se ficar uma massa mole junte mais farinha.

- Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e divida em 8 partes iguais. Abra cada bola de massa com um rolo até á medida de um prato normal. Vá colocando cada circulo em cima do outro untando cada camada com a manteiga derretida. 

- Depois de ter colocado as 8 camadas estique até ficar como uma pizza grande. Corte em 12 ou 16 triângulos e forme os croissant. 

- Coloque os num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar em lugar quente por 1 hora ( eu coloquei no forno ). 

- Pincele os croissant com as gemas batidas e um pouco de ovo, com cuidado. 

- Pre aqueça o forno a 200 graus e leve os croissant por 15 minutos. 



Espero que gostem. 

Até á próxima receita :)

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Rubrica "Á mesa com..." #12

O meu computador anda a dar as últimas, desliga se a cada 10 minutos. É impossível fazer alguma coisa nele. Enquanto não fica bom vou tentar vir aqui através do telemóvel. Por isso se os posts não estiverem tão direitinhos tenho desculpa :)

Queria ter publicado a rubrica na sexta-feira, mas foi me impossível. Venho deixar vos hoje com um blogue que gosto muito. Receitas simples e muito boas. Adorei. :)






A entrevistada de hoje é a Bárbara do blogue Receitas e Truques da Clarinha. 






Nome: Bárbara Clara Brito


Como surgiu o blog na tua vida?
O meu blogue surgiu por brincadeira. Em finais 2010 resolvi mudar a minha alimentação de modo a conseguir “enterrar” o meu excesso de peso.
Como sou muito criativa inventava e recriava mil e uma coisas diferentes.
Amigas e colegas que queriam também mudar a sua alimentação perguntavam-me como fazia isto, aquilo… Assim criei o meu blogue para quem quisesse aceder as receitas ter, sem me ter de ligar ou mandar sms. De uma brincadeira surgiu o meu cantinho aonde dou-me a conhecer e partilho as minhas receitas originais.

Quantos anos tem o Blog?
Tem 3 anos e 9 messes. :-) Nasceu no dia 14 de Junho de 2012.


De que maneira ele mudou a tua vida?
 Muito. Já fazia a ementa mas sempre com as mesmas receitas. Com o nascimento do blogue, comecei a pesquisar receitas, estilos de vida diferentes e sendo assim é necessário haver uma pré-pesquisa antes de realizar uma ou outra receita.

Tens pagina nas redes sociais?
Sim.

Quais?

Qual o prato favorito?
Massas e cogumelos. Adoro cogumelos

Qual o prato que detestas?
Nenhum. Gosto de tudo um pouco, claro que existem coisas que gosto menos mas como, por exemplo, couves-de-bruxelas.

Preferes cozinhar doces ou salgados?
Adoro cozinhar seja doce ou salgado mas os salgados “nascem” mais facilmente. :-)

Tens algum alimento que não comes nem por nada?
Que me lembre, não...

Tens alguma comida que dizes não gostar porem nunca experimentaste?
Não, que me lembre não. Adoro experimentar coisas novas.

Tens algum site ou canal que te inspire a cozinhar?
Vejo alguns programas do 24 kitchen: adoro a comida caseira de James Martin, o prato do dia, etc e o masterchef da Austrália.
Vejo e sigo alguns blogues e quando vejo algo que me inspire levo comigo para os meus caderninhos (já vou no 4). Lá faço as minhas alterações.
E claro em revistas e livros de culinária, tenho imensos.

Qual o alimento que detestas?
Não tenho ou ainda não descobri.

Qual o alimento que adoras?
Cogumelos.

Preferes um doce ou um salgado?
Prefiro salgado.

Qual o prato que mais prazer te deu a cozinhar?
Essa pergunta é difícil de responder mas talvez o pão de caril recheado. Algo bem diferente e original que ficou delicioso. A falar nisso tenho que repetir a experiência.

Que receita gostavas que fizesse da tua pagina? Doce ou salgado?
Salgado sem dúvida. Deixo ao teu critério. :-)


----------


Ao tempo que andava para experimentar fazer este tipo de pão cá em casa e quando vi esta receita foi logo a que escolhi. Apesar de ficar com mais 1 em lista de espera para testar. E ainda fiz o bolo mármore também. Como vos digo é impossível ficar só por uma receita :)



Pão de Leite



Ingredientes:

- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- ½ colher de sopa de sal
- 15 gramas de fermento fresco
- 40 ml de óleo
- 1 colher rasa sopa de manteiga
- 600 gramas de farinha de trigo
- 250 ml de leite



Preparação:


- Aqueça o leite até este ficar morno.

- Bata os ingredientes todos, menos a farinha.

- Vá acrescentando a farinha, amassando até esta desgrudar das mãos.

- Divida a massa em porções e dê a forma de bola.

- Cubra com um pano e deixe a massa levedar até esta ficar mais ao menos o dobro do tamanho inicial.

- Pincele com um pouco de leite e leve a cozer em forno a 200ºC até dourar a superfície.




Espero que gostem.

Ate á proximo post. ( Se não me virem tanto por aqui é porque o pc foi para arranjo )