terça-feira, 12 de abril de 2016

Gelado de Bolacha Oreo

Desde que comprei o livro da Rita Nascimento "A Vida Secreta Dos Gelados Caseiros" que não mais comprei gelados no supermercado. Tenho feito sempre cá em casa. Ficam super cremosos e deliciosos. Desta vez fiz de bolacha Oreo mas usei bolachas Oreo de morango.



Ingredientes:

- 250 ml de leite gordo
- 200 ml de natas para bater
- 30 g de leite em pó
- 100 g de açúcar
- 3 gemas grandes
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 200 g de bolachas Oreo



Preparação:

- Num tacho, leve o leite, as natas e o leite em pó a lume médio. À parte, misture bem as gemas e o açúcar com uma vara de arames e reserve. Assim que o leite e as natas estiverem prestes a ferver, retire do lume e deite aos poucos sobre as gemas, mexendo sempre - o ideal é usar uma concha para não correr o risco de cozer as gemas. Leve tudo a lume médio baixo, mexendo sem parar. Passados 1 a 2 minutos quando o creme começar a engrossar, fique atento até este espessar o suficiente para, ao cobrir as costas de uma colher e passar o dedo, se formar uma "estrada" bem definida; assim que atingir  este ponto ( sem deixar ferver para não talhar), desligue o lume e passe de imediato por um passador, para eliminar eventuais grumos. Junte o extrato de baunilha e envolva bem.

- A seguir, leve ao congelador durante 1 hora e depois passe para o frigorifico. Deixe de um dia para o outro.

- No dia seguinte coloque a mistura na maquina de fazer gelados e deixe estar até que fique bem gelado e cremoso, mas nunca deixando passar 40 minutos.

- Quando estiver pronto, retire um terço do gelado da sorveteira e coloque num recipiente. Sobreponha um terço das bolachas partidas em pedaços e mexa com uma colher para distribuir uniformemente por todo o gelado. Repita esta operação por mais duas vezes, até terminar o gelado e as bolachas. Leve ao congelador para ganhar consistência antes de servir.



Espero que gostem.

Bom Apetite.

8 comentários:

  1. Já há anos que faço os gelados cá em casa! Dae para fazer os mais diversos sabores e ficam maravilhosos! O teu feito com essas bolachas de recheio rosa ficou ainda mais apetitoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro gelados caseiros :) E sabemos o que estamos a comer :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Oh meus Deus... que tentação maravilhosa!!!
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Esse gelado é coisa para me deixar aqui a babar, que maravilha! Desconhecia as oreo de morango. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ai em Portugal não sei se há, so se for em lojas americanas :) Beijinhos

      Eliminar